Um povo pobre de esperança, pobre de coragem para correr atrás de soluções para seus problemas, um povo que não se mobiliza, não se organiza e que não reivindica melhorias para dias melhores. Essa é a GENTIL ESPERANTINA, como reza a canção...
Problemas que atrapalham a rotina de uma cidade inteira e se arrastam dia após dia, meses, décadas. Uma cidade inteira a mercê da “boa” vontade e disposição de seus representantes que nada fazem, que não agem, que não reagem... E eu assisto estarrecida a forma como esperantinenses e mais esperantinenses admiram de mãos e pés atados e boca fechada um simples discurso democrático e realista de uma professora do Rio Grande do Norte, onde exercendo sua cidadania se queixa do sistema administrativo do seu estado, em relação à educação.
Isso gera dentro de mim um misto de sentimentos que ouso calar para não ferir, nem aos meus conterrâneos, nem ao sistema.
Aquela professora, a professora corajosa, engajada, audaciosa e destemida sabe bem o que quer... é, a professora Amanda Gurgel fez bonito, falou bem, cobrou... e a nós bestificados, com tamanha coragem restou adicionar aquele vídeo em nossas páginas nas redes sociais, fechando os olhos para o nosso próprio caos.
Esperantina está um verdadeiro caos, distribuição de água, de energia elétrica, saúde, educação, saneamento... e muitas outras coisas, precisando da voz de Amanda, a corajosa AMANDA!
2 comentários:
Pra vc ver né, como são as coisas na educação brasileira. Enquanto lá em outros paises, um jovem de 16 anos já está na faculdade e aqui no Brasil, parte dos "16" ainda estão no ensino polivalente como diziam... A Amanda é digna do prêmio nobel da educação. No entando, em Esperantina, tá muito longe de uma evolução. Se continuar assim, estaremos fritos e torrados...
Qual a diferença da Amanda gurgel pra Ivanara Menezes?
A Amanda Gurgel, na primeira boa oportunidade, esfregou a verdade na cara dos políticos e autoridades incompetentes e irresponsáveis do estado dela, o Rio Grande do Norte.
A Ivanara Menezes tem tanta competencia para falar das mazelas de Esperantina quanto a Amanda teve/tem para falar da educação. Acredito que falta apenas uma oportunidade, uma boa oportunidade para que Ivanara Menezes torne-se uma Amanda Gurgel Made in Esperantina City.
;)
Postar um comentário